Muitos acham que os gatos são animais de estimação que não gostam de nada, e que por isso, são difíceis de lidar. Mas, na realidade, agradá-los pode ser algo muito mais simples do que se imagina, um brinquedo feito em casa, por exemplo, já faz a alegria deles. Além disso, as vantagens de ter um gato feliz em casa são variadas. 

▬ Como fazer o seu gato feliz? Confira as dicas. 

► DEIXE A CASA LIMPINHA 

Os gatos podem ser mais neuróticos do que humanos quando o assunto é limpeza. Se você tem mais de dois gatos, já deve ter reparado que um não faz as necessidades na caixinha de areia do outro, nunca. Além disso, se a caixinha estiver suja, esqueça: ele não fará suas necessidades ali, prendendo-as ou realizando-as em outros lugares. Tudo isso porque ele não se sente à vontade em locais sujos. 

► ALIMENTE-OS BEM 

Ao invés de apostar somente na ração seca, que tal agradá-lo com sachês de comidas úmidas? Os felinos gostam tanto delas como nós gostamos de pizza ou chocolate. Mas é importante não exagerar, os sachês em excesso podem deixar o animal obeso. 

► CAIXA DE PAPELÃO

Da mesma forma que cachorros gostam de garrafas pet, gatos gostam de caixas de papelão, elas são as melhores amigas dos felinos. Eles gostam de utilizá-las para dormir, para se esconder e para te observar (principalmente em meio àquelas brincadeiras em que você é a presa). Além disso, eles também usam as caixas de papelão para arranhar, o que evita que ele estrague o pé de um móvel, por exemplo. 

► QUE TAL APOSTAR EM BRINQUEDOS?

Quando falamos dos felinos, devemos nos lembrar de que os brinquedos são verdadeiros "objetos para a caçada". O melhor de tudo é que grande parte deles você mesmo pode fazer: fitinhas coloridas, bolas de papel, petecas ou até mesmo pequenos ratinhos de plástico farão a diversão eterna dos bichanos. 

► COMIDA E ÁGUA EM LUGARES DIFERENTES

Os gatos não têm o hábito de comer e beber ao mesmo tempo. Por isso, se o potinho de comida não estiver próximo à água, seu instinto o obrigará a procurá-la – o que fará com que ele crie o hábito (difícil nos felinos) de beber água. Além disso, nunca deixe esses recipientes perto da caixa higiênica. 

► CARINHO? É CLARO

Os gatos são tão carentes como os cachorros – mas expressam de modo mais subjetivo. Sabe quando ele ronrona alto no seu colo? Esse é o maior sinal de amor que ele pode lhe dar. Por isso, para ver o seu gato feliz, faça carinho nele.

► DÊ A ELE A OPÇÃO DE ESTAR EM GRANDES ALTITUDES

Os felinos gostam de estar ‘acima do mundo’. Por isso, deixe-o brincar em cima das prateleiras, armários e guarda-roupas.

► DEIXE-O PRÓXIMO DE JANELAS 

Pense que a janela para um gato é como uma televisão para um humano. Observar a movimentação fora de sua residência é uma das formas de mantê-lo tranquilo e confortável.

► DÊ A PRIVACIDADE QUE ELE DESEJA

Sabemos que os gatos são animais mais independentes do que os cachorros. Por isso, um gato feliz é um gato que aproveita bem os seus momentos de privacidade. Se ele estiver dentro de algum lugar escondido, atrás da cama, embaixo do sofá respeite esse momento.

► FIQUE PRÓXIMO A ELE 

Um gato feliz também é um gato próximo de seu dono. Por isso, passe a maior parte que puder do dia perto dele – mesmo que seja só no mesmo cômodo. Saber que o dono está por perto é o que os bichanos precisam.