A dificuldade em identificar cada tipo de tecido e a falta de conhecimento sobre como tratá-los causa muitos desastres na lavanderia. Se, por exemplo, uma peça de material sintético for confundida com uma de fibra natural e passada a ferro, pode queimar e estragar permanentemente.

A confusão é facilmente evitada a partir da leitura correta da etiqueta da roupa. O problema é que muitas pessoas não entendem o que os símbolos querem dizer e acabam lavando e secando suas roupas baseadas no "achômetro".
Segundo explica a personal organizer Ingrid Lisboa, o selo contém informações como o tipo de tecido do qual a peça é feita e os cuidados básicos na hora de lavar, secar e passar. Ele se divide em 7 categorias: Lavagem, Alvejamento, Processo de secagem (na máquina), Passadoria, Secagem natural, Limpeza a seco profissional e Limpeza a úmido profissional, sendo que os dois últimos são de uso exclusivo das lavanderias especializadas.


▬ ENTENDA MELHOR 

► LAVAGEM 

Quando houver um ou dois traços abaixo do balde, o processo de lavagem deve ser suave ou muito suave. Nestes casos, a peça pode ser lavada na máquina, porém dentro de um saco para lavar roupa.

► ALVEJAMENTO 

O triângulo vazio significa que é permitido o uso de alvejante oxidante (cândida) na lavagem. No entanto, Ingrid recomenda que só sejam usados alvejantes sem cloro e à base de oxigênio em todas as roupas, e nunca a cândida.

► SECAGEM NA MÁQUINA 

Atente-se à temperatura da secadora. Se a peça exige secagem a poucos graus, é porque corre o risco de encolher se for exposta ao calor excessivo.

► SECAGEM NATURAL 

Na secagem por gotejamento, a roupa pode ser pendurada na vertical, permitindo que a água escorra pelo tecido. Já na secagem horizontal, a peça deve ser posicionada sobre uma superfície vazada (alguns modelos de varal de teto possuem uma tela própria para isso). Normalmente, esta indicação vale para roupas de lã, que, caso sejam penduradas na horizontal, podem "crescer" conforme a água escorre. Por fim, a secagem à sombra é indicada quando a peça é colorida e corre o risco de desbotar se exposta ao sol.

► PASSADORIA 

O número de bolinhas indicado dentro da imagem diz respeito à temperatura máxima permitida do ferro de passar. Alguns aparelhos possuem o mesmo indicador no termostato, o que facilita o ajuste.

→ DICA

Algumas pessoas se incomodam com a etiqueta e têm o hábito de cortá-la assim que compram a peça. Para não ficar sem orientações na hora de lavar a peça, Ingrid sugere montar um caderno com todos os rótulos. "Cole a etiqueta na folha e, ao lado, escreva a descrição da peça, com modelo, cor e marca", sugere. "Você terá de checar o caderno duas ou três vezes apenas. Depois, já vai saber de cabeça", completa.