Em reunião na manhã desta terça-feira (13), em Brasília, a Primeira Liga anunciou seus seis novos membros: Atlético Goianiense, Ceará, Tupi, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas.
Essas agremiações não participarão da edição de 2017 da Copa da Primeira Liga. Porém, é certo que tais clubes já marquem presença efetiva nos próximos encontros para terem participação nas futuras decisões em prol da liga. Para os torneios de 2018 e 2019, os 21 membros da entidade definirão um critério para a participação esportiva desses novos clubes.
"O interesse de novas agremiações em fazer parte da Primeira Liga mostra como estamos no caminho certo. Os clubes carecem de participação mais efetiva na organização do futebol brasileiro e isso a Primeira Liga oferece. Tudo é debatido e conversado até que consigamos chegar a um denominador comum. Nosso objetivo é melhorar a estrutura do esporte, e mostrar que os clubes que são os principais protagonistas do futebol devem assumir um papel decisivo na gestão do futebol. Isso vai permitir um maior retorno financeiro para os clubes e consequentemente mais investimentos para o futebol brasileiro", disse José Sabino, diretor-executivo da Primeira Liga.  
O Ceará é, até então, o único clube nordestino com presença confirmada no torneio. Ano que vem, inclusive, o alvinegro cearense está fora da Copa do Nordeste por não ter sequer classificado às semifinais do campeonato estadual.