Atos de brutalidade têm sido cada vez mais frequentes na sociedade. Segundo o Atlas da Violência (2015), o Brasil registrou 59.627 homicídios em 2014. O Nordeste foi a região com maior índice, tendo a Bahia um aumento de 132,6%. Juazeiro, no Norte da Bahia, é considerada uma das 20 cidades mais violentas do Estado, tendo, em média, 3 homicídios por dia. No geral, os jovens (15 a 29 anos) são as principais vítimas, tendo um aumento de 4.415 vítimas em 1980 para 24.882 em 2012.
Pensando nisso, em 2008 foi criada a ‘Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens’, durante a 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil. Reunidas, as quatro pastorais (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude Estudantil) decidiram iniciar um trabalho com a participação de outros organismos eclesiais e não eclesiais tendo como objetivo denunciar os altos índices de mortes de jovens e propor políticas que alterem esta realidade (Fonte: Jovens Conectados).
Partindo dessa iniciativa e com o objetivo, também, de discutir e planejar ações concretas para findar a violência contra jovens na cidade, será realizada a ‘Mesa Redonda contra o Extermínio de Jovens’, na cidade de Juazeiro, Bahia. Esse momento é realizado pelo Setor Diocesano da Juventude juntamente com o Conselho de Pastoral de Juazeiro. Acontecerá dia 24 de agosto, às 19h30, no Brasinha, ao lado da Catedral no centro da cidade.
A campanha está direcionada principalmente aos jovens – tanto aos católicos quanto aos membros de outras igrejas cristãs ou que não fazem parte do cenário eclesial. Mas a campanha também se dirige a toda a sociedade e aos poderes públicos que reivindicam ações contra o extermínio de jovens.  A entrada é gratuita.

Com Informações de Daynara Aparecida