Sofre de dores nas costas? Não se preocupe, não está sozinho! Oito em cada dez adultos têm dores lombares em algum momento das suas vidas.
Se deu um mau jeito ou sofreu um acidente, por mais pequeno que seja, ou sente formigueiro nas pernas ou nas mãos o melhor é consultar um médico. Mas se tem dores leves a moderadas, os especialistas têm alguns conselhos fáceis que pode começar já a seguir para aliviar esse mau estar, como revela o site El Confidencial:
1► Jogue com a temperatura 
Durante as primeiras 24 a 48 horas após uma lesão ou mau jeito, o gelo é a melhor opção pois reduz a inflamação, explica E. Anne Reicherter, professora de fisioterapia na Escola de Medicina da Universidade Maryland, nos Estados Unidos. 
2► Mantenha-se em movimento 
Mesmo que sinta dor, movimente-se. 
3► Mantenha a boa forma física 
Para evitar mais episódios de dores lombares no futuro, comece a trabalhar os músculos, pois isso irá ajudar a manter a postura correta e o alinhamento da coluna vertebral. No entanto, evite exercícios abdominais, pois estes podem aumentar o stress na parte inferior das costas.
4► Faça alongamentos 
Não passe o dia todo sentado na cadeira do escritório. Levante-se a cada 20 minutos mais ou menos, ande um pouco e estique as pernas.
5► Reeduque a sua posição ao sentar-se 
Para evitar movimentos forçados, é importante projetar um espaço de trabalho ergonômico. Sente-se totalmente encostado ao apoio das costas da cadeira. Coloque a cadeira a uma altura que lhe permita apoiar as mãos sobre o teclado, a um ângulo de 90 graus entre o braço e antebraço.
6► Cuidado com a postura quando se agacha 
Nunca se incline pela cintura. Em vez disso, dobre e endireite os joelhos.
7► Use sapatos de salto baixo 
Os saltos muito altos interferem com a curva natural das costas e criam uma postura mais instável aumentando a pressão na região lombar. Segundo os especialistas, os saltos não devem ultrapassar os três centímetros e devem ser suficientemente largos para que o pé possa ter o apoio necessário.
8► Deixe de fumar
Fumar reduz o fluxo sanguíneo na parte inferior da coluna, podendo contribuir para a degeneração do disco vertebral. Se não quer ter dores crônicas de costas, diga adeus ao cigarro.
9► Preste atenção à forma como anda 
Sem notar, muitas vezes caminhamos curvados ou carregamos o peso todo de um lado, é importante evitar esta tendência endireitando as costas e elevando a cabeça.
10► Durma bem (e o suficiente) 
O colchão deve estar em condições ótimas e não ser nem muito mole nem muito duro. A melhor postura é dormir de barriga para cima, colocando uma almofada debaixo dos joelhos e outra por baixo da zona lombar.