Em nosso cotidiano, ocorrem coincidências quase todos os dias, algumas inexplicáveis até, mas ... Você já leu sobre coincidências históricas? Pessoas importantes e suas relações próximas, batalhas que se ligam por detalhes peculiares... até assassinatos intimamente ligados através dos anos. Como poderiam ser possíveis tantas casualidades?

Há alguma coisa por trás das coincidências e, mais especificamente, das coincidências históricas? A maioria dos teóricos da conspiração acha que nada ocorre pelo puro acaso e nada mais. Neste artigo, falaremos de algumas coincidências entre partes da história que são, talvez, estranhas demais...

Quem terá razão? As coisas simplesmente acontecem ou há algo por trás delas? Você poderá comparar e julgar por si mesmo. Estes eventos com relações tão peculiares entre si, no mínimo, o surpreenderão.


▬ INVASÕES MALDITAS


Tamerlane era um descendente do grande conquistador Genghis Khan, no século IV. Em 20 de junho de 1941, arqueólogos russos abriram sua sepultura e nela encontraram uma inscrição que dizia que aquele que abrisse seu túmulo sofreria uma grande invasão. Dois dias depois Hitler invadiu a Rússia.


▬ DEUS EX NOSTRADAMUS


O videogame “Deus Ex”, lançado em 2000, mostrava a cidade de Nova York e, certamente, para não gastarem muito dinheiro no projeto da cidade, eliminaram as Torres Gêmeas, explicando sua ausência pela ocorrência de um ataque terrorista. Um ano mais tarde, Nova York sofreu o maior ataque de sua história.


▬ ELEANOR RIGBY


Este é o nome de uma das canções mais famosas dos Beatles, porém ele esconde algumas coincidências fora do comum. Paul McCartney queria usar o nome de seu pai para esta canção, mas achou meio estranho e escolheu ao acaso um outro, “Mckenzie". O nome Eleanor Rigby vem da atriz Eleanor Bron e da loja Rigby & Evans. Anos mais tarde, um túmulo com o nome de "Eleanor Rigby" foi encontrado e, há poucos passos dele, um outro com o nome "Mckenzie". De acordo com McCartney, é possível que os nomes tenham ficado gravados inconscientemente, pois ele e John Lennon passavam longas horas juntos naquele cemitério.


▬ ELE PREVIU O NAUFRÁGIO DO TITANIC 


Era 1898, o escritor Morgan Robertson escreveu um romance em que um navio chamado "Titan" atravessava o Atlântico, atingia um iceberg e afundava. Ele também afirmava no livro que as pessoas morreram por falta de botes salva-vidas. Quatorze anos mais tarde, 2500 pessoas morreram, em abril, na mesma data do livro, no naufrágio do Titanic.


▬ PALAVRAS-CRUZADAS ENIGMÁTICAS 


Em 1944, saiu um jornal com um enigma curioso. O criador dele destacava algumas palavras-chave que foram relacionadas com a operação Dia-D. Elas incluíam códigos secretos e locais de desembarque. Ele foi acusado de ser um espião, mas no fim das contas, concluiu-se que fora apenas uma estranhíssima coincidência.


▬ LENNON E CHAPMAN


Em 1980, Mark Chapman assassinou John Lennon, um dos mais trágicos acontecimentos no mundo da música. Anos mais tarde, foi feito um filme sobre a vida do artista e, obviamente, um ator foi contratado para interpretar o papel de John. Mas o estranho foi que o ator contratado tinha o mesmo nome de seu assassino, Mark Chapman. Os produtores, percebendo essa coincidência mórbida, contrataram outro. Anos depois, porém, Chapman, o ator, ganhou vários prêmios por um outro trabalho em que interpretou o falecido Lennon.


▬ BOOTH E O FILHO DE LINCOLN


Dias antes da morte do Presidente Lincoln, seu filho sofreu um acidente em uma plataforma de trem, quase perdendo a vida, e foi ajudado por um homem de sobrenome Booth. Tudo teria sido relativamente normal e independente, se não fosse pelo fato desse homem ser irmão do outro que, dias mais tarde, assassinaria o presidente.


▬ ASSASSINATO EXTRAORDINÁRIO


Barbara Forrest e Mary Ashford morreram da mesma maneira. Ambas foram assassinadas, com a mesma idade, tinham data de nascimento no mesmo dia e mês, e foram encontradas num dia 27 de maio, porém com 157 anos de diferença. Na noite de sua morte, ambas se arrumaram na casa de uma amiga para irem a um baile. Na festa, conheceram o homem que iria matá-las mais tarde. Ambos os assassinos tinham “Thornton” como sobrenome e foram condenados. 


▬ LINCOLN E KENNEDY


Há muitas semelhanças entre estes dois presidentes dos Estados Unidos, sendo a maioria delas surpreendentes e inexplicáveis. Os dois foram eleitos no ano 60 de seu século: 1860 e 1960. Ambos foram sucedidos por presidentes nascidos no sul, chamados Johnson e com cem anos de diferença. Booth e Oswald, os assassinos de ambos, também nasceram com cem anos de diferença, em 1839 e 1939, e morreram antes de seus respectivos julgamentos. O assassino de Lincoln foi encontrado em uma loja, após ter assassinado o presidente em um teatro. Enquanto que o assassino de Kennedy o fez a partir de uma loja, sendo posteriormente preso em um teatro.


▬ HARRY POTTER


Um túmulo foi encontrado em uma igreja na Inglaterra, contendo o nome do famoso personagem Harry Potter. Era o túmulo de um jovem falecido aos 29 anos. Naquela igreja, vive um sacerdote chamado Rowling, o mesmo nome da escritora dos livros. O jardineiro que encontrou o túmulo entre as ervas daninhas ficou bastante surpreendido ao saber que o nome do vicário do local era Reverendo Rowling.
Chegamos ao final. Surpresos com as coincidências com as quais a história nos brinda? Sorte ou conspiração?