O baiano Robson Conceição venceu nesta terça-feira (16) o primeiro ouro do Brasil no boxe das Olimpíadas. Confirmando favoritismo, ele derrotou o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28 e 29,29) na categoria dos pesos-leves (até 60 quilos).

Relaxado na luta, Conceição não deu chances para o francês e levou a torcida presente no Pavilhão 6 do Riocentro ao delírio. Antes mesmo do fim da luta, os torcedores já gritavam “é campeão”.
No primeiro round, os três juízes deram a vitória ao brasileiro. No segundo, dois dos três árbitros deram 10 a 9 para Conceição, mesmo resultado do terceiro e último round.
Em uma chave considerada difícil, o brasileiro enfrentou o uzbeque Hurshid Tojibaev em sua primeira luta e venceu por decisão unânime. Mesmo placar da luta contra o cubano Jorge Alvares, que já garantia o bronze ao baiano.
Este resultado já faz com que essa seja a melhor campanha do boxe nos Jogos Olímpicos. A melhor marca até então era de Londres-2012, do lutador Esquiva Falcão, que ficou com a prata. Já haviam faturado o bronze nos Jogos  Servílio de Oliveira (Cidade do México-1968), Yamaguchi Falcão (Londres-2012) e Adriana Araújo (Londres-2012).


"Eu era novo em Pequim e Londres, não tinha experiência. Com a ajuda da confederação, peguei experiência e consegui ser campeão. O primeiro da história do Brasil! É ouro! Quero festa em Salvador! Dia 18 estou chegando, quero todos comigo", afirmou o pugilista após conquistar a medalha.