Depois de muitas discussões nos bastidores do município, na imprensa e nas redes sociais, às Coligações Majoritárias e Proporcionais estão concluindo a burocracia do registro de candidatura. Por sugestão do Juiz Eleitoral já houve uma reunião entre todas as correntes políticas sobre as Agendas com a programação de cada candidatura, até o dia 04 de setembro, tendo que, antes do dia 04, voltem a reunir-se para concluir o restante da programação.
Pelo menos três candidaturas prometem polarizar a disputa: Uendel Barro (PSDB 45); Manoel da Paixão (PSL 17); e Ana Luiza (PSD 55). Com o aumento do sentimento de liberdade da população, essa deve ser a campanha de maior participação popular, superando inclusive, as anteriores. Apesar de termos o pior Sistema Político Social do Estado da Bahia (em minha opinião), mas, observo que os maus ensinamentos dos períodos mais ditatoriais: perseguição, retaliação, repressão, ameaça, autoritarismo, etc., já não tem mais a mesma força de “tempos atrás”, mesmo existindo até hoje.
Ainda é muito grande a parte da sociedade que quer continuar sendo cliente de político, isso denuncia toda uma sociedade, e mostra como o Processo de Desenvolvimento Municipal ainda têm grandes dificultadores, a serem enfrentadas e resolvidas, e, exige pelo menos mais 20 (vinte) anos de combate militante. Tenho dito e reafirmo aqui: às pessoas dos outros municípios não podem, mudar a cultura viciosa de Sento-Sé; acabar com os graves problemas sociais da nossa terra, é dever e obrigação nossa; pois, nossos antepassados, contribuíram para isso de forma direta e indireta – por falta de conhecimento, pecaram com os erros e/ou com a omissão!
Eu espero que diferente de 2012 as importantes instituições contribuam para um processo, legal, limpo, seguro e absolutamente transparente!... Entre autoridades do estado, dirigentes políticos e eleitores/militantes de rua, não deve haver menosprezo contra a inteligência de ninguém. Tida como a Eleição das Redes Sociais, o pleito eleitoral que se aproxima, não deixará, mágoa, rancor, desconfiança, decepção, principalmente no que se refere à Instituição e Figura Pública. Eu estou acreditando nisso!

Laurenço Aguar, vice-presidente do PT