máquina de lavar facilita muito a vida da dona de casa na hora de lavar roupa. Com os truques certos é possível garantir maior limpeza e durabilidade das peças.
Contudo esse eletrodoméstico pode ser ainda mais útil do que muitas pessoas imaginam. A personal organizer Ingrid Lisboa lista seis coisas que podem ser lavadas na máquina e que provavelmente você não sabia. Veja:

► TÊNIS
O tênis pode ser lavado na máquina, principalmente os mais básicos feitos de tecido. A dica da personal organizer é não colocar sabão em excesso e não usar amaciante. O mais indicado é usar sabão líquido e secar à sombra. Outra dica valiosa é tirar a sujeira mais grossa antes de colocar o tênis na máquina para evitar, por exemplo, que pedrinhas presas na sola danifiquem o aparelho.

► MOCHILA
Prática, a mochila é um acessório que acaba precisando de uma limpeza de vem em quando. É importante não lavar outra coisa junto com a mochila para que ela não pegue pelo ou colocá-la em um saco para lavar roupa. A especialista alerta que se o produto for mais delicado, o indicado é não centrifugar e que ela não deve ser lavada com o zíper aberto.

► CORTINA
A maioria das pessoas recorre às lavanderias na hora de lavar as cortinas. Contudo, muitas podem ser lavadas em casa na máquina. A maioria das cortinas, exceto aquelas com o acabamento do varão em metal preso ao tecido, podem ser lavadas no ciclo delicado e centrifugadas em baixa rotação (entre 400 e 600 rotações por minuto).

► BICHINHO DE PELÚCIA
A maioria dos bichinhos de pelúcia pode ser lavada na máquina de lavar no ciclo suave. A dica é usar são líquido para roupa delicada, não usar amaciante e secar à sombra, de preferência em um local com corrente de ar. A especialista explica que colocar o bichinho pra secar no sol pode deixá-lo desbotado.

► CAPA DE ALMOFADA
Capas de almofada também podem ser lavadas no eletrodoméstico. Elas podem ser colocadas no saco para lavar roupa para evitar que peguem pelo de outras peças. Também devem ser lavadas no ciclo delicado e centrifugadas em baixa rotação.

► TRAVESSEIRO
Muita gente não sabe, mas alguns travesseiros também podem ser lavados na máquina de lavar. Os produtos de pluma de ganso não podem ir à máquina, porque acabam ficando com um cheiro ruim. A dica é ficar de olho nas indicações da etiqueta e lavar em ciclo suave.

▬ DE OLHO NA ETIQUETA
Antes de lavar o produto é importante dar uma olhadinha na etiqueta. Ela explica que se houver o símbolo de um baldinho com o número dentro, a peça pode ser lavada na máquina.