Os homens relutam muito para ir ao médico e só vão mesmo quando precisam. Em comparação com as mulheres, eles vão muito menos, mas isso não quer dizer que tenham mais saúde, pode apenas espelhar a tendência em fugir a sete pés do consultório.
Contudo, não dá para escapar a determinados sintomas que, quando intensos e/ou recorrentes, devem ser alvo de análise médica e especializada, sob a pena de ser tarde de mais.
De acordo com o Mirror, existem alguns sintomas que os homens jamais devem ignorar. São eles:
▬ ESTRESS
Os homens são responsáveis por quatro em cada cinco suicídios, defendem os responsáveis do Men’s Health Forum, que alertam para o fato do sexo masculino tender a ignorar o estresse e as suas consequências.
▬ PROBLEMAS DEBAIXO DOS LENÇÕIS
Seja no antes, no durante e no depois do ato, se há algum problema, o homem deve procurar a ajuda de um médico. Mesmo que não exista qualquer causa a física, a má performance pode ser altamente nociva para a saúde mental e emocional do homem.
▬ CAROÇO NOS TESTÍCULOS 
Este é outro sintoma que os homens jamais devem ignorar. Só no Reino Unido, por exemplo, o câncer testicular afeta 2.300 homens todos os anos, sendo mais comum a partir dos 45 anos.
▬ PROBLEMAS URINÁRIOS 
Seja a cor, odor, frequência ou presença de sangue, quando um homem tem problemas de urina, estes devem ser reportados o quanto antes a um médico, uma vez que existe o risco de próstata inflamada ou até mesmo de câncer.
▬ CONSTIPAÇÃO CONTÍNUA 
Este é outro sintoma que os homens não devem ignorar, pois as gripes que não passam podem esconder problemas pulmonares, como a bronquite.
▬ MUDANÇAS NA EVACUAÇÃO
Dor de barriga, diarreia, obstipação ou outra condição fora da rotina intestinal do homem devem ser avaliada por um médico. A síndrome do intestino irritável ou uma alimentação pobre podem ser as causas.
▬ RONCAR
A semana dedicada à saúde masculina coloca ainda o ronco constante como um dos sintomas que os homens devem ter especial atenção. Apneia do sono, problemas respiratórios ou algum tipo de deficiência cardiovascular podem ser as causas para o ronco masculino.
▬ SANGUE NAS GENGIVAS
Se ir ao médico já é uma dor de cabeça, ir ao dentista pode ser um verdadeiro desafio para os homens, que acabam por ignorar erradamente problemas bocais como as gengivas inflamadas.
▬ MUDANÇAS OU NASCIMENTO DE SINAIS
Tal como acontece com as mulheres, também os homens devem olhar para a própria pele com atenção, avaliando os sinais que existem e os novos que surgem.
▬ DEFORMAÇÃO NO PÊNIS
Quando o pênis fica deformado no seu estado ereto ou a própria ereção é um momento penoso para o homem, é preciso visitar um médico. Embora a doença de Peyronie seja rara, pode ser grave e bastante dolorosa.