Apesar de parecer uma tarefa fácil, lavar roupa ainda é uma missão bem difícil para muita gente. Na pressa, ao jogar tudo na máquina sem nenhum cuidado, as peças acabam manchando e, em alguns casos, até rasgando ou perdendo a cor.
Confira cinco dicas que vão te ajudar a lavar suas roupas de um jeito prático, sem ter dor de cabeça e ainda gastando menos.

▬ Dicas para lavar roupas

► Vire as roupas estampadas do avesso

Colocar peças estampadas diretamente na máquina, podem fazer com que as fibras do tecido estourem, deixando a roupa com aspecto craquelado e envelhecido. Fora os paetês ou pingentes, que correm o risco de se soltarem das peças. Para evitar esse problema, o ideal é colocar as roupas na máquina do avesso.

► Invista no lava-roupas líquido

Ao invés de usar sabão em pó, prefira o lava-roupas líquido. Ele se mistura mais rápido na água e é mais concentrado, o que o torna mais eficiente e econômico, porque rende bem mais. Por se dissolver por completo, ele não suja a máquina, ao contrário do sabão em pó que costuma empedrar na gaveta. Se esses resíduos não forem limpos com frequência, acabam passando para os tecidos.
Além disso, como as embalagens de sabão em pó não vêm com medidor, é fácil exagerar na quantidade. Resultado: o sabão fica acumulado em algumas partes da roupa e você tem que lavá-las de novo, gastando mais tempo, dinheiro e ainda desperdiçando água. Em alguns casos, o produto pode até manchar a peça e estragá-la para sempre.
O lava-roupas líquido ainda penetra melhor na roupa e proporciona uma lavagem mais suave, o que é importante principalmente para tecidos delicados, como linho e cetim.

► Não exagere na quantidade de sabão

Colocar mais sabão na hora de lavar as roupas, não fará com que elas fiquem mais limpas. Quanto mais sabão você coloca, mais você precisará enxaguar, o que fará você gastar mais água e até desbotar a peça. Para não errar, fique de olho no rótulo e coloque apenas a quantidade indicada pelo fabricante.

► Remova as manchas antes de por na máquina

Antes de colocar na máquina, tente remover a mancha o máximo que conseguir. Você pode utilizar produtos especializados para tirar manchas ou até sabão de coco. Depois de esfregar, deixe o produto agir por alguns minutinhos, até que a sujeira amoleça. Mas fique atenta para não deixar as roupas coloridas de molho por muito tempo. Isso pode fazer com que elas desbotem.

► Não lote a máquina de roupas

Para ficarem bem lavadas, é necessário que as roupas consigam se mover dentro da máquina. Portanto, se a sua máquina não encher automaticamente de acordo com o peso das roupas, fique atenta para não deixar as peças apertadas.