A história de amizade de Hachiko com seu tutor, o cientista agrícola e professor universitário, Hidesaburō Ueno, se tornou primeiro um símbolo de lealdade em seu país de origem, o Japão, para então, com o auxílio de Hollywood, ultrapassar barreiras e conquistar o mundo.
Todos os dias, tanto quando o professor saia de casa para ir trabalhar de manhã, quanto no momento que ele retornava ao fim do dia, Hachiko estava presente na estação de trem para acompanhá-lo.
Aquela relação tão próxima emocionava a comunidade local que os conhecia e via o quanto eram inseparáveis. Infelizmente, essa rotina foi quebrada quando o tutor sofreu um derrame e morreu durante uma reunião do corpo docente que fazia parte.

O que aconteceu depois foi o que realmente transformo Hachiko em um herói nacional. Todos os dias, pelo resto de sua vida, o cachorro esperou por seu mestre e amigo na mesma estação de Shibuya, sempre o procurando no mar de passageiros que descia do trem. Foram 9 anos e 10 meses até que, no dia 8 de março, ele faleceu em decorrência a fraqueza que anos na rua causaram e por contrair Dirofilariose.
Seus ossos foram enterrados juntos com os do professor Hidesaburō Ueno no cemitério Aoyama, em Tóquio e, desde então, anualmente há uma cerimônia em homenagem ao Akita no dia de sua morte. Na estação de Shibuya, onde Hachiko voltou todos os dias, há uma já famosa estátua sua com o intuito de eternizar a história. A estátua atual, construída em 1948, na verdade, é a segunda versão, já que a primeira foi derretida para construir armas na Segunda Guerra Mundial.

Em mais uma homenagem feita em honra ao cão, a faculdade de Agricultura da Universidade de Tóquio desenvolveu uma nova estátua que simbolicamente promove o encontro dos dois. Nela, o professor Ueno e Hachiko estão finalmente juntos.
Aceitando o desafio, o artista e escultor Tsutomu Ueda, de Nagoya, realizou um belíssimo trabalho. Essa é a segunda estátua em homenagem a história que o artista faz. A primeira se encontra em Tsu, cidade natal do professor.
Para conhecer essa estátua, os interessados deverão visitar o campus de Agricultura da Universidade de Tóquio.