Há exatamente dois anos, no dia 30 de junho de 2014, o Google anunciava o fim do Orkut. Para a tristeza de muitos usuários, a rede social teve suas atividades encerradas em setembro daquele ano. Na ocasião, a gigante de buscas disponibilizou, por dois anos, uma ferramenta nativa chamada Google Takeout, que faz o backup do Orkut e de outros serviços. Ou seja, o prazo determinado para os usuários baixarem suas fotos é até setembro de 2016. Em contrapartida, Orkut Buyukkokten, fundador do velho Orkut, criou uma nova rede social, a Hello

Na época, o Google tentou justificar o fim do Orkut em razão do sucesso de outras plataformas como YouTubeBlogger e Google+. Mesmo com o fim no dia 30 de junho de 2014, a rede social permitiu que seus usuários pudessem acessar, até setembro do mesmo ano, as comunidades, jogos e outras atividades. Tudo com o propósito de adaptar seus usuários à transição para o Google+.

Entretanto, para quem esqueceu ou não sabia como recuperar suas informações, como depoimentos, scraps e fotos, a grande chance é agora: via Google Takeout. A data limite é 30 de setembro de 2016. Após este período, o Orkut se despede para sempre. 
Para os fãs e orfãos do Orkut, a novidade é a rede social Hello. A proposta do Orkut Buyukkokten é reunir os usuários para trocar experiências, paixões e interesses de forma mais profunda  — em um ataque direto ao gigante Facebook.

Hello está disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. A previsão é que o Brasil comece a receber cadastros em agosto de 2016.