Com a chegada do inverno aumenta a queixa de resfriados, baixa da imunidade e falta de energia para fazer as atividades do dia a dia e a prática de exercícios. Com a redução da temperatura, ficamos mais confinados em ambientes fechados. Por isso, vírus e bactérias acabam sendo transmitidos com maior facilidade.

O sistema imunológico é responsável pelo combate a doenças e defesa contra esses micro-organismos. E, claro, a alimentação é fundamental para o bom funcionamento do sistema imune. Indivíduos mal nutridos apresentam redução na imunidade. Portanto, procure a maior variedade alimentar e tenha um prato colorido para conseguir atender às recomendações nutricionais.

Os nutrientes fundamentais para estimular nosso sistema imune são: vitaminas e minerais antioxidantes (vitamina C, E, zinco, selênio), ômega 3, fibras, probióticos e pré-bióticos, água e compostos bioativos/fitoquímicos (alicina, resveratrol, antocianina, ácido elágico e isoflavonas). 

Esses nutrientes, segundo a nutricionista Cristiane Perroni, estão presentes em alimentos, como alho, frutas vermelhas e arroxeadas, oleaginosas, frutas cítricas, gengibre, iogurte, linhaça, mel e vegetais escuros devem fazer parte de uma boa dieta.

E você, quer ficar saudável e espantar a gripe? Veja dicas para fortalecer o sistema imunológico com os alimentos certos: