Quando se fala em consumo de combustível, é fundamental levar em conta fatores como a maneira de conduzir, manutenção periódica e tipo de combustível.

▬ A seguir, confira os 6 hábitos que fazem o seu carro consumir combustível acima da média:

► Escolher rotas com mais semáforos
Quem mora em cidade grande e pode escolher, a melhor opção seria escolher caminhos com menos semáforos, curvas ou muito trânsito. O fato de ter que arrancar o carro mais vezes durante um trajeto fará o seu carro consumir mais. O caminho mais curto muitas vezes pode não ser o mais econômico.
Utilize o ar-condicionado somente quando estiver calor, este acessório aumenta em média 15% do consumo.

► Abastecer seu carro flex de maneira errada e usar combustível sem qualidade
Outra maneira de economizar mais combustível é evitar abastecer metade gasolina e metade álcool ou algo parecido.  Ao misturar, o sistema de injeção precisa de mais tempo para identificar a relação ar-combustível ideal, nesse pequeno espaço de tempo a mais, o seu carro acaba gastando mais combustível, quando for abastecer, prefira um ou outro.

► Acelerar demais
Evite arrancadas bruscas e esticar demais as marchas, lembre-se que o objetivo é conseguir mais velocidade com menos rotação do motor.
Outro fator que faz o carro gastar mais é acelerar e frear constantemente, quanto menos utilizar os freios e a 1ª e 2ª marcha, menos seu carro vai consumir.

► Andar com muita coisa no porta-malas
Se você gosta de fazer de seu porta malas uma dispensa, saiba que isso está fazendo seu carro consumir mais. Qualquer peso extra exigirá mais força do motor e consequentemente, consumirá mais combustível. Evite transportar peso desnecessário.

► Andar com o pneu descalibrado ou murcho
A maioria dos postos de gasolina possui pelo menos 6 bombas de combustível e apenas um calibrador de pneus. Isso demonstra que não temos o costume de calibrar os pneus. 
Quando os pneus estão com pelo menos 4 libras a menos, acaba gastando um 15% a mais. Mantenha os pneus calibrados pois além de gastar menos, isso aumentará a vida útil dos pneus e forçará menos a direção e suspensão.

► Andar com as rodas desalinhadas
Quando seu carro está desalinhado, a vida útil dos pneus diminui e o carro consome mais combustível, pelo simples fato de desgastar os pneus e forçar mais o motor quando você acelera.
Toda vez que você acerta um buraco ou encosta a roda no meio fio ao estacionar, ocorre um pequeno desalinhamento. Se o volante está puxando para um dos lados, fique atento, seu carro pode estar desalinhado. Procure verificar o alinhamento do seu carro a cada dez mil quilômetros.
Seguindo estas dicas não há dúvidas que o consumo do seu carro vai diminuir, consequentemente exigindo menos do seu bolso na hora de visitar o posto de combustível.