Se existe uma fruta que esta ao alcance de todos, esta é a maçã. Podemos encontrar qualquer variedade nos 12 meses do ano e não deveria faltar um dia em nossa dieta. Certamente, depois de conhecer todos os benefícios dessa fruta a veremos com mais frequência em nossos lares.


10 razões consumir uma maça por dia:

1- Nos hidrata, devido ao seu elevado teor de água, mais de 80%.

2- É diurético e reduz a pressão sanguínea devido ao seu elevado teor de potássio.

3. Contém vitamina E, é rica em antioxidantes, fibra solúveis e insolúveis, impede a constipação. 

4- A pele tem pectina, um tipo de fibra que protege a nossa mucosa intestinal e nosso aparelho digestivo. Pectina tem um papel protetor contra certos tipos de câncer, como de cólon.

5- O segredo real da maçã não está em suas vitaminas, dentre as quais destacam-se em quase todas as frutas, e sim em seus numerosos fitoquímicos e pectina, que impedem o cancro, diabetes e reduzir os níveis de colesterol no sangue . Um par de maçãs médias pode reduzir o colesterol no sangue em 10%.

6- Graças a quercetina, um outro fitoquímico que possui, a maçã previne problemas cardiovasculares, asma e outras doenças inflamatórias, como a artrite.

7- Tem ácidos tais como ácido málico ou tartárico que podem nos ajudar a digerir a gordura se comer sobremesa depois de um alimento desbalanceado, além do aumento mais lento da glicose no sangue depois de comer (que previne a diabetes) por ser rica em fibra solúvel.

8- Melhora a voz, por ter um efeito adstringente na faringe.

9- A maçã se preserva durante várias semanas sem deterioração.

10- Maçãs são ricas em antioxidantes, mas nem todas as variedades tem o mesmo teor, sendo a maçã vermelha a com maior capacidade de antioxidantes, contém mais de 20.000 ORAC (unidade que mede a absorção de radicais livres, moléculas que nos oxidar e envelhece).