Apesar de a imagem de Michael Jackson ter estado presente na mídia durante as últimas três décadas, dando-lhe o título de "Rei do Pop", a sua vida, a carreira e a sua morte continuam cobertas por um manto de mistério. Embora, para alguns, era uma lenda viva, um gênio com todas as letras e um visionário que estava à frente de seu tempo, outros viam-no como uma aberração e como um homem muito imaturo e muito extravagante. No entanto, alguns fatos relacionados com Michael continuam sendo um enigma até mesmo para seus fãs mais dedicados... Estes são alguns deles.

1. Ele não inventou o moonwalk


Apesar de o moonwalk ser o passo de dança mais conhecido do mundo e Michael ser chamado o rei dos movimentos de dança, a verdade é que não foi Michael Jackson que o inventou. Na verdade, quando o futuro rei do pop gravou a sua canção "Billie Jean" durante o aniversário da Motown (gravadora que o empregou), em 1983, ele apenas copiou o moonwalk e esse virou o seu passo característico. No entanto, ele próprio admitiu na sua autobiografia (que por sinal se chamava "Moonwalk") que tinha aprendido o movimento com crianças que estavam brincando na rua, num subúrbio da sua cidade natal, Gary, no estado de Indiana.

2. Ele teve seu próprio jogo


Quando Michael Jackson se tornou um famoso excêntrico, a Sega lançou um jogo de videogame baseado na sua personagem: "Moonwalker". A invenção se destacou porque foi a primeira vez na história que uma celebridade foi representada em um jogo, que incluia algumas das canções do rei em formato digital.

3. "Billie Jean" foi um fenômeno


É um fato: fala-se muito mais de "Thriller", o álbum mais vendido no mundo, do que sobre algumas canções que apareceram nesse álbum. Por exemplo, poucos sabem que "Billie Jean" não foi apenas o primeiro vídeo da MTV cujo autor era um artista afrodescedente, mas também que ela é uma das melhores composições de Michael Jackson. Em 1984, a mesma canção ganhou dois Grammys, e em 2005 foi proclamada pela revista Blender a melhor canção criada desde o ano 1980.

4. Não sofria apenas de vitiligo


Quando a notícia sobre as suas cirurgias plásticas se tornou pública (e era impossível não notar mudanças na sua aparência física), o cantor teve que enfrentar muitas críticas provenientes da mídia. Todo mundo estava falando sobre o dinheiro gasto pelo Rei do Pop em operações e sobre o motivo real que o tinha levado a realizá-las. No entanto, ninguém quis acreditar quando o artista admitiu que sofria de vitiligo, mas depois foram publicadas várias fotos de Michael Jackson em que se via que na sua pele existiam várias manchas brancas. Além disso, ele sofria de uma doença genética rara: uma deficiência de alfa-1-antitripsina.

5. Seu melhor amigo era um chimpanzé chamado Bubbles


Desde o início da década de 80, o Rei do Pop e o pequeno animal eram quase inseparáveis. O pequeno chimpanzé apareceu várias vezes em público com o seu dono (até apareceu num dos seus vídeos, "Liberian Girl"), comia à mesa com Michael, dormia num berço e até aprendeu a usar o banheiro sozinho. No entanto, após o nascimento do seu primeiro filho, Prince, Michael Jackson (preocupado com o tamanho e com a agressividade do animal que tinha crescido consideravelmente) foi forçado a deixá-lo num santuário. Hoje, segundo as notícias, Bubbles passa o tempo pintando, ouvindo música e relaxando com Sam, seu outro amigo chimpanzé.

6. O "Wacko-Jacko" criou sua própria lenda


Em meados dos anos oitenta, graças ao processo de branqueamento da pele, Jackson se tornou um fenômeno dos tablóides. Ele chegou a ser conhecido por "Wacko Jacko" ("Jackson o doido"), que desprezava toda a sua vida, embora a maioria dos rumores e fofocas que costumavam aparecer nos tablóides... ele próprio inventou. Por exemplo, acreditavam que o Rei do Pop costumava dormir numa câmara de oxigênio para preservar sua juventude, e que ele estava procurando os restos mortais do homem-elefante, Joseph Merrick. Estas teorias (e muitas outras) foram todas inventadas pelo próprio Michael Jackson e pelo seu empresário, Frank Dileo.

7. Usava perfumes estranhos e teve a sua própria fragrância


Algum de vocês já pensou qual era o cheiro de Michael Jackson? Há duas respostas. A primeira foi fornecida por Karen Faye (seu ajudante e amigo), que revelou que o cantor adorava o perfume "Bal a Versailles" de Jean Desprez do ano 1962. Tudo seria normal, se não se tratasse de uma fragrância para mulheres :) Outra curiosidade ocorreu em 2009, quando um perfume foi lançado com base no... DNA do artista. O perfume foi criado por "My DNA Fragrance", uma empresa americana especializada em coletar o DNA a partir do cabelo de celebridades. Eles recriaram, entre outros, o cheiro de Marilyn Monroe, Elvis Presley e de Napoleão Bonaparte!

8. Teve pelo menos dois afilhados


É de conhecimento geral que, entre os conhecidos o Rei do Pop estavam políticos famosos, escritores, apresentadores de televisão, atores, cantores e... monarcas. Além disso, a amizade estabelecida com Lionel Ritchie e Barry Gibb foi tão forte que os dois decidiram pedir a Michael Jackson para ser o padrinho dos seus filhos. Graças à confiança do líder dos Bee Gees e de Lionel Richie, Michael Jackson pôde se orgulhar de ter um afilhado (Michael Gibb) e uma afilhada (Nicole Richie). No entanto, não só concordou em ser padrinho deles, mas também foi padrinho de Paris Hilton e dos filhos de alguns dos seus familiares.

9. "O Rei do Pop"


Quase ninguém sabe realmente quem foi primeira pessoa que associou a Michael a famosa expressão que, hoje em dia, é exclusivamente atribuída a ele. Foi a sua grande amiga e parceira: a atriz Elizabeth Taylor. Foi desta maneira que a incomparável estrela do cinema anunciou ao mundo sua admiração e respeito pelo trabalho de Michael Jackson. A expressão foi anunciada numa cerimônia, antes da entrega de um prêmio a Michael. Foi a partir desse momento que o mundo começou a considerá-lo como o Rei do Pop.

10. Ele queria ser o... homem-aranha


Todos nós já sonhamos em possuir superpoderes, mas tudo se tratava apenas de fantasias. A obsessão de Michael Jackson era algo mais sério: ele queria produzir um filme do homem-aranha, no qual ele próprio assumiria o papel principal. Infelizmente para ele, este plano não deu certo porque o ator escolhido para desempenhar o papel de homem-aranha acabou sendo Tobey Maguire. Aliás, o próprio Michael, durante sua carreira, até teve a sorte de atuar em vários filmes, vídeos e programas de televisão. De fato, em 1973 - apenas com 15 anos de idade - ele ganhou um Globo de Ouro com a melhor canção original para o filme "Ben".