O Campeonato Brasileiro começa domingo para três times baianos. Juazeirense, Galícia e Flu de Feira são os representantes do estado na Série D. Eles estão entre os 68 clubes que vão brigar pelas quatro vagas na Série C de 2017.
A competição será disputada em seis fases. Na primeira, os 68 clubes estão divididos em 17 grupos. Cada grupo tem quatro times e eles se enfrentam em jogos de ida e volta. Os primeiros colocados e os 15 melhores segundos colocados avançam à fase seguinte, totalizando 32 classificados. Daí por diante, os clubes se enfrentam no sistema mata-mata até o campeão ser conhecido, no dia 2 de outubro.  
O dono do título não comemora sozinho. Além dele, o vice-campeão, o terceiro e o quarto colocados também se garantem na Série C do ano que vem. É nesse grupo seleto que a Juazeirense quer estar. Terceiro colocado no Campeonato Baiano desse ano, atrás apenas do campeão, o Vitória, e do vice, o Bahia, o Cancão de Fogo promete apresentar um time competitivo.
“Depois do clube fazer um bom primeiro semestre, se consolidando como a terceira força do futebol baiano, o objetivo agora é subir. Pra isso, mantivemos 70% do elenco”, afirma o diretor de futebol, Sérgio Fernandes.
O atacante Sassá e o volante Capone estão entre os que permaneceram. Além de manter a base, a Juazeirense também reforçou o time. Chegaram o lateral-direito Salgadinho, ex-Salgueiro, o zagueiro Lucas Santos, do Bahia de Feira, e o lateral-esquerdo Marquinhos, do Baraúna-RN.
Comandado pelo técnico Barbosinha, a Juazeirense vai mandar os jogos no Adauto Moraes, em Juazeiro, e tem o estádio como um dos aliados. “Um dos fatores fortes do time é jogar em casa, com a torcida, com o sol. Aqui faz 40ºC na sombra”, diverte-se Fernandes. A estreia será diante da torcida, domingo, às 16h, contra o Icasa. Na primeira fase, também pegará Maranhão e Altos, do Piauí.
O Flu de Feira também tem o mando de campo como um de seus trunfos, já que a competição vai marcar o reencontro do time com o Joia da Princesa, em Feira de Santana. A estreia na Série D, no entanto, será longe. O Flu enfrenta o Sergipe, domingo, às 16h, no estádio Batistão, em Aracaju. 
Quarto colocado no estadual, o tricolor manteve o técnico Arnaldo Lira e a base do time: 15 atletas seguem e outros nove contratados. O zagueiro Alisson e o lateral-direito Edson, premiados na seleção do Baiano, estão entre os remanescentes.  
“Nós pegamos uma chave forte, mas acho que o nosso time tem um bom nível e o nosso projeto é realmente subir para a Série C. O time dá confiança”, elogia o presidente Gerinaldo Costa. Além do Sergipe, o Flu também enfrentará Murici e Sousa na primeira fase.
Ao contrário da Juazeirense e do Fluminense, o Galícia não manteve a base do time que foi 5º colocado no Baiano. Apenas três jogadores, da base, seguem no elenco. “Um clube pequeno como o Galícia não pode se dar ao luxo de ter um elenco duradouro. A gente tem que correr atrás pra cada competição”, afirmou o diretor de futebol, Amilton Rêgo.
Como o estádio de Pituaçu será utilizado durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016, o Galícia precisou optar por outra praça esportiva. A casa do time será o estádio municipal José Rocha, em Jacobina. E é nele que a equipe do técnico Antônio Carlos Roy vai estrear domingo, às 16h, contra o América-PE. Também encara Campinense e Globo na primeira fase do campeonato.  
Destaques

Os veteranos atacantes Aloísio Chulapa e Carlinhos Bala também estarão na disputa da Série D. Campeão mundial pelo São Paulo, Chulapa assinou contrato com o Sete Dourados, do Mato Grosso do Sul. Já Bala, que atuou no Pernambucano pelo América-PE, foi anunciado pelo Altos, do Piauí.


OS GRUPOS

A-5 ► Juazeirense, Altos-PI, Icasa e Maranhão

A-7 ► Galícia, América-PE, Globo FC e Sousa-PB

A-9 ► Flu de Feira, Campinense, Murici-AL e Sergipe