relógio de sol, primeira tecnologia da humanidade para marcar as horas, surgiu por volta de 2000 a.C. e era calibrado no nascer e no pôr do sol.


Funcionava assim: erguia-se um obelisco, marcava-se no chão a posição da primeira sombra do dia e a última antes de anoitecer. Depois, dividia-se esse arco entre as marcas em 12 intervalos equidistantes: cada um era uma hora do dia. À noite, "perdia-se a hora". Novas tecnologias exigiram novas calibragens.

▬ PASSATEMPO PRECISO
Grandes momentos da marcação do tempo pela história
► Precisão atômica
→ Época - 1948
Pesquisadores perceberam que a frequência emitida por elétrons de átomos de Césio 133 era mais regular do que a frequência do quartzo - atrasa um segundo a cada 30 milhões de anos. Surgiam os relógios atômicos, que hoje são usados para calibrar todos os outros.
► Revolução cristalina
→ Época - 1928
O canadense Warren Marrison descobre que cristais de quartzo excitados por eletricidade vibram com mais regularidade do que mecanismos de corda. Bastou sincronizar o protótipo com relógios de corda e pronto: os de quartzo só atrasam 1 segundo a cada 30 anos.
► Água na bacia
→ Época - Século 16 a.C.
Invenção egípcia, os relógios de água eram conjuntos de bacias furadas montados sob um fluxo de água. Para calibrar, acionava-se o fluxo de água à primeira luz do dia e, a partir daí, usava-se um relógio de sol para criar as marcas de horário no interior das bacias. Funcionava noite e dia.
► Tique-Taque hipnótico
→ Época - Século 14
Na Europa, a Igreja estimulou monges e artesãos a criar um relógio a pêndulo. Os primeiros já marcavam minutos e eram calibrados com base nos relógios de água. Mas atrasavam 15 minutos por dia, então eram reajustados pelo nascer do sol de todos os sábados.
► Relógio pessoal
→ Época - Século 16
Os primeiros relógios portáteis só tinham ponteiro de horas e funcionavam a corda, dada por meio de uma chave. Para calibrá-los, os relojoeiros usavam grandes relógios de pêndulo. O mecanismo de corda imperou até o século 20.

Curiosidade: O esquema de 24 horas, 60 minutos e 60 segundos surgiu por volta de 2000 a.C. com os babilônios, passou a civilizações antigas e dura até hoje.