1. PLACAS COM SETAS
Para chegar até a pista de decolagem, os aviões seguem por pistas de rolamento (as taxiways). Nos cruzamentos, essas placas mostram os caminhos disponíveis. A pista de pouso é indicada pelos números de sua cabeceira e as taxiways por letras. O fundo preto indica onde o piloto está

2. LUZES
À noite, as laterais são sinalizadas com lâmpadas brancas. Nos últimos 600 m (ou no terço final), elas são amarelas. As brancas também são usadas no meio da pista e se tornam vermelhas nos 300 m finais. E um conjunto especial (cruzando a pista de uma lateral a outra) indica seu início (verde) ou fim (vermelha). Nas taxiways, são azuis

3. LETRAS
Alguns aeroportos usam pistas paralelas. A da direita (na perspectiva do piloto) recebe um R, de "right", direita em inglês (a língua padrão da Organização de Aviação Civil Internacional). A da esquerda é designada com um L ("left"). Se houver uma terceira pista, central, ganha um C

4. NÚMERO
O valor na extremidade da pista é definido pela bússola. Por exemplo: 09 indica que aquela ponta está direcionada para o leste (que equivale a 90º na bússola). Portanto, a ponta oposta é a de número 27 (que equivale a 270º, ou seja, oeste). Se o piloto nota o número 18, por exemplo, já sabe que a pista aponta para o sul

5. PARES DE FAIXAS FINAS
O valor total revela o comprimento da pista. Essa contagem inclui o ponto de visada
1 par = até 900 m de comprimento
2 pares = de 900 a 1.199 m
3 pares = de 1.200 a 1.499 m
4 pares = de 1.500 a 2.399 m
6 pares = acima de 2.400 m

6. LINHA TRACEJADA
Serve para o piloto centralizar o veículo na decolagem ou no pouso. Mas, se houver um vento forte da lateral, ele desloca a aeronave levemente para o lado contrário ao da direção do vento

7. FAIXAS PARALELAS
Elas ficam localizadas a 150 m da cabeceira e delimitam o início da chamada zona de toque. É a partir dela que as rodas do avião devem tocar o asfalto na hora do pouso. Já os dois retângulos sólidos a cerca de 300 m da cabeceira são o "ponto de visada": o lugar ideal para esse toque

8. PINTURA ZEBRADA
Não seja louco de querer atravessar nessa "faixa de "pedestre"! Ela indica os limites operacionais da pista. Ou seja, é a partir dela que o avião inicia a corrida para decolar. Trechos além dessa marcação são usados apenas como área de escape ou manobra. E seu total de listras indica a largura da pista:
4 listras = 18 m de largura
6 listras = 23 m
8 listras = 30 m
12 listras = 45 m
16 listras = 60 m

Descida no prumo
O Papi (sigla em inglês para "indicador de trajetória de aproximação de precisão), que fica na cabeceira da pista, indica o ângulo certo para o pouso. Ele é formado por quatro caixinhas com luzes e espelhos. De acordo com o ângulo de chegada, o piloto avista diferentes combinações de cores, que vão de quatro luzes brancas (o avião está alto demais) até quatro vermelhas (baixo demais)