Começam nesta terça-feira (7) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o programa federal que oferece bolsas de estudo a estudantes de baixa renda em universidades privadas. Os interessados têm até o dia 10 de junho para se candidatar no processo seletivo do segundo semestre. São 125.442 bolsas disponíveis em todo o país. Em Salvador, há vagas em 96 cursos em diversas instituições.
Para se inscrever, é preciso ter realizado a prova do Enem 2015 e ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das notas, sem ter zerado a redação. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br/).
Para concorrer às bolsas integrais, o participante deve comprovar renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%), a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Podem participar os estudantes de escola pública e bolsistas da rede particular egressos do ensino médio, estudantes com deficiência e professores em exercício na rede pública de ensino (estes não precisam comprovar renda).
Victor Santiago, 18 anos, fez o Enem 2015 e quer fazer cursar Design Gráfico na Universidade Salvador (Unifacs). Nessa edição, estão disponíveis apenas 4 vagas para o curso pretendido. A Faculdade Ruy Barbosa oferta 24 vagas. “Lá é particular e seria difícil pagar. O Prouni facilita a entrada na faculdade, mas tem muita concorrência também, mesmo assim vou me inscrever”, conta ele.
Os participantes podem escolher duas opções de curso entre as disponíveis e indicar a ordem de preferência. Serão realizadas duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 13 de junho. O prazo para comprovar os dados e realizar a matrícula vai até 20 de junho. No dia 27 de junho sai o resultado da segunda e os estudantes têm até 1º de julho para se matricular. Quem não for selecionado nas chamadas regulares tem o prazo de 8 a 11 de julho para se candidatar à lista de espera.
Ao serem chamados, os pré-selecionados têm que comparecer às instituições de ensino e apresentar os documentos comprovando os dados da inscrição. A documentação necessária é documento de identificação do candidato e dos familiares, comprovante de residência, comprovante de rendimento do grupo familiar, comprovante de ensino médio completo. Outros documentos também podem ser solicitados. Em caso de dúvidas, o estudante pode consultar a faculdade.
No primeiro semestre desse ano, o Prouni ofereceu 8.270 bolsas em instituições superiores na Bahia. Dessas, 3.989 foram integrais e 4.281 parciais. No ano passado, no mesmo período, foram ofertadas 9.334 bolsas.
Sisu
O resultado dos aprovados no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu) foi disponibilizado hoje pelo Ministério da Educação. Para os estudantes que se inscreveram na segunda edição do processo seletivo e não foram aprovados em nenhuma das opções na primeira chamada, uma boa notícia: Os candidatos têm até o dia 17 de junho para manifestar interesse em participar da lista de espera e tentar novamente. As pessoas que já foram classificadas na chamada regular deverão se matricular nas instituições entre os dias 10 e 14 de junho.