Deitar e dormir de 6 a 8 horas consecutivas pode ser um problema para muitas pessoas. No Brasil, 40% da população têm insônia, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Quem sofre desse distúrbio costuma apresentar olheiras, fadiga, irritabilidade, ansiedade, fobias e falta de concentração.
Para ajudar as pessoas que têm dificuldade para pegar no sono, o especialista em medicina do sono e autor do livro The Doctor’s Guide to Sleep Solutions for Stress & Anxiety, Robert S. Rosenberg, dá algumas dicas. Confira:

► DESLIGUE OS APARELHOS ELETRÔNICOS UMA HORA ANTES DE DORMIR

Isso significa que você não poderá ver as últimas atualizações do Snapchat ou as conversas do Whatsapp minutos antes de se deitar. A luz desses dispositivos eletrônicos cria empecilhos para que o cérebro comece a descansar.

► TENHA UMA ROTINA ANTES DE DORMIR

Uma maneira de fazer com que o cérebro e o sistema nervoso associem que em breve será a hora de descansar é criar uma rotina para dormir. Por isso, todos os dias você deve fazer as mesmas coisas antes de se deitar. Ex.: Escovar os dentes, tomar um copo de água, fechar as janelas, etc.

► ESCONDA O RELÓGIO

Quando você está sem sono e olha para o relógio, imediatamente o seu cérebro começa a contabilizar as poucas horas que ainda lhe restam para descansar antes que o despertador toque. Isso causa sofrimento e ansiedade, fazendo com que você tenha ainda mais dificuldade para pegar no sono.

► DEIXE O QUARTO ESCURO

A dica é deixar o quarto completamente escuro. Isso significa que nem a luminosidade da rua deve ser capaz de clarear o seu cômodo.

► TIRE COCHILOS POR, NO MÁXIMO, 30 MINUTOS

Caso você tenha dormido pouco a noite, está autorizado a tirar um cochilo no meio do dia, mas ele não deve passar de 30 minutos — e não deve virar um hábito.

► MANTENHA UMA ROTINA DE ATIVIDADE FÍSICA

A dica é fazer exercícios físicos três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos.

► NÃO CONSUMA CAFEÍNA A PARTIR DAS 14H

Bebidas à base de cafeína devem ser evitadas a partir das 14h. Isso é importante para que a noite de sono seja calma e tranquila.