Uma boa xícara de chá é o ideal para fazer uma pausa durante o dia. No Brasil, o consumo de chá cresceu 16% entre 2009 e 2011 de acordo com os dados do Euromonitor. Bebida popular no mundo, e particularmente apreciada na Turquia, com um consumo per capita anual de cerca de 200 gramas, o que o torna o país com o índice mais alto de consumo de chá do mundo. Existem várias qualidades de chá, e cada um as escolhe de acordo com a preferência pessoal. Algumas pessoas o bebem em maneira natural, outras com o leite - como os ingleses – outras ainda, com algumas folhas de hortelã. Em qualquer caso, existem poucas pessoas que não apreciam o seu sabor.

Em nosso país, o chá é comercializado principalmente nos clássicos saquinhos, que são mergulhados nos copos de água fervente para criar a infusão. Poucos minutos, e está pronto. Normalmente, em seguida, os saquinhos de chá usados são jogados no lixo, a menos que, você não conheça os usos alternativos que você pode descobrir lendo abaixo. É possível então reciclar os saquinhos de chá usados? Sim! E você nem mesmo imagina em quantas maneiras, todas muito úteis, confira:


1) Desodorante natural de sapatos: muitas vezes os sapatos, especialmente os tênis, emitem cheiros. Para cheirá-las naturalmente, insira dentro dos sapatos, um saquinho de chá seco. É milagroso!


2) Olhos inchados? Pegue dois saquinhos de chá preto, depois que foram usadas para preparar o chá, e apoie-as sobre os olhos por alguns minutos. É um tratamento perfeito de manhã, quando você acordar.

3) Tratamento anti-caspa e para o brilho do cabelo: neste caso, deve ser usado o chá de ervas, como produto para enxaguar. Prepare o chá fervendo os saquinhos de chá restante, de modo que estes possam liberar todas as suas substâncias residuais. Então, quando virar morna lave o cabelo com esta preparação. A caspa vai sofrer danos graves, e o cabelo vai brilhar de maneira excepcional.


4) Para aliviar queimaduras: Pegue um saquinho de chá, mergulhe-o na água fria e coloque-o sobre a área afetada. É otima para aliviar a sensação de queimadura e para curar antes que a pele queimada

5) Para remover verrugas: você sofre de verrugas e não sabe como removê-las ou evitá-las? Mais uma vez, o chá é uma solução inimaginável. Pegue o saquinho de chá como de costume, ainda úmido, e mantenha-o pressionado sobre a verruga durante cerca de um quarto de hora. Substituia com um outro saquinho de chá, e espere até 15-20 minutos. Repita por alguns dias, e você vai ver as verrugas caírem como por mágica.


6) Para lavar os pratos: você nunca teria adivinhado isso né? No entanto, os saquinhos de chá usados, são ótimos detergentes, especialmente quando os pratos são muito sujos e incrustados. Deixe-os de molho, durante toda a noite, em uma bacia de água em que você colocou um saquinho de chá. Pela manhã, será mais fácil e mais rápido lavar a sujeira.

7) Fertilizante para flores: o chá contém ácido tânico, uma substância benéfica, tanto para o organismo humano, tanto para o solo em que as flores crescem. Tem a capacidade de baixar o pH da terra, e ajuda a evitar o desenvolvimento de microrganismos, tais como fungos, que são prejudiciais para as plantas e flores.


8) Desodorante natural para as mãos: especialmente quando cozinhar, e com a utilização de alho e cebola, é difícil, remover o mau cheiro. Não se preocupe: também desta vez, a solução é o chá. Pegue um saquinho de chá, e lave as mãos com esse. Todos os maus cheiros desaparecerão.

9) Para tratar a gengivite: é um distúrbio que afeta muitas pessoas, e é doloroso, bem como irritante. Às vezes, as gengivas se incham, e isso dói. Pegue um par de saquinhos de chá e coloque-os na boca, onde você sente dor. Mantenha-os durante pelo menos 15 minutos. Deveriam aliviar a dor.


10) Espelhos brilhantes: experimente esta solução para limpar os espelhos e as janelas: Prepare um chá e deixe-o esfriar. Em seguida, pegue um pano limpo, mergulhe-o no chá, torça e passe no espelho: e pronto, brilhante e barato!

Como você viu, um simples saquinho de chá, corrige muitos pequenos problemas diários. De maneira natural e com um preço baratinho. Mantenha este pequeno guia, e realize estas dicas: se tornarão um bom hábito, totalmente natural.