Atenção mamães e futuras mamães de meninas: muita calma na hora de furar as orelhas da sua bebê. Existe sim tempo e um profissional adequado para a prática que, embora muito comum, exige alguns cuidados.

Os brincos permeiam a vida das meninas desde o seu nascimento.  As mamães não abrem mão de compor o look de suas filhas com o acessório que, nesta fase da vida, é sempre muito delicado e feminino, potencializando a beleza e fofura das bebês.

Mas, vaidade a parte, é preciso que as mamães se atentem as orientações de especialistas no assunto, pois, tão delicado quanto a beleza do acessório é a pele do bebê recém-nascido.

Há quem diga que quanto mais cedo furar a orelha do bebê, melhor. Isto é mito!

Pediatras afirmam: bebês sentem dor como os adultos e o fato de furar a orelha assim que ele nasce não minimiza a sua dor.


De acordo com os pediatras, o recomendável é esperar, pelo menos, dois meses de vida do bebê para furar as suas orelhas, período em que ela começa a tomar as vacinas. O procedimento pode ser realizado por enfermeiras, acupunturistas, pediatras e farmacêuticos.  Há profissionais que vão em casa realizar o procedimento. Pesquise na sua região!

Vale ressaltar que a pistola ou agulhas – os instrumentos utilizados para realizar o furo em geral – devem ser descartáveis.  Para os que optam por utilizar o próprio brinco para fazer o furo, o ideal é que ele seja de ouro maciço ou aço inoxidável, que são hipoalergênicos.

Em casos de infecção, o brinco deve ser retirado, a região lavada com água e o pediatra procurado.

Pós furo: depois de realizar o furo nas orelhas do bebê, é necessário fazer a limpeza do local com álcool 70% todos os dias durante seis semanas, verificar atrás da orelha, se há algum sangramento, infecção ou alergia de contato.

Os modelos de brincos para bebês mais recomendados são os de ouro maciço e de aço cirúrgico. Veja alguns modelos facilmente encontrados no mercado.