O lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, isolou-se no último domingo como o terceiro maior campeão da história do futebol mundial. Ele estava empatado com o inglês Gary Neville, ex-Manchester United, mas assumiu um lugar sozinho no pódio com o título da Copa do Rei sobre o Sevilla. Agora já são 32 troféus oficiais em sua coleção.

O português Vitor Baía, ex-Porto e também Barcelona, e o galês Ryan Giggs, ex-Manchester United, ainda estão à frente, com 35 e 36 títulos, respectivamente. Atrás aparecem os companheiros Andrés Iniesta, com 31, e Lionel Messi, com 30 – além de Xavi Hernández, também com 30.

O Rei Pelé, com 29, deixou o top-5 e está empatado com o sueco Zlatan Ibrahimovic, que chegou ao número com a conquista da Copa da França, no sábado, e o escocês Kenny Dalglish, ex-Celtic e Liverpool.


Os títulos de Dani Alves estão concentrados naturalmente no Barcelona. São 22 no clube catalão, cinco com o Sevilla, três com a seleção brasileira e mais um pelo Bahia. No total: seis Campeonatos Espanhóis, cinco Supercopas da Espanha e Copas do Rei, quatro Supercopas da Europa, três Liga dos Campeões e Mundial de Clubes, duas Copas da Uefa (atual Liga Europa) e Copa das Confederações, e uma Copa América e Copa do Nordeste.

Daniel Alves tem a possibilidade de aumentar já nos próximos meses, pois disputará a Copa América Centenário com o Brasil nos Estados Unidos, em junho, e, em agosto, terá a Supercopa da Espanha diante do Sevilla.


- Isso de ser campeão é bom viu, vixeeeee maria que delicia kkkkkk, com esse já são 32 e dois títulos na carreira. Muito orgulhoso de representar os meus e gostaria que todas as pessoas que formam parte da minha vida e do meu dia a dia sintam-se participantes de cada conquista, sem vocês cuidando de mim toda essa história não seria possível de existir. Obrigado meu Deus pela oportunidade de me concede cada dia da minha vida. #Deusnocomandosempre 
#nósnoofício 
#quemganhasemlutatriunfasemgloria – escreveu Dani Alves em seu perfil no Instagram.