O cantor Tico Santa Cruz, ex-vocalista da banda Detonautas, se envolveu em uma confusão e foi retirado do voo G3 1130 pela Polícia Federal depois de discutir com funcionários da Gol e com outros passageiros. 

A briga aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no voo que ia de São Paulo a Maringá, no Paraná. Tico estava indo fazer um trabalho voluntário e dar palestra em uma faculdade de Maringá, mas chegou no voo atrasado. 

Ao ver um assento vazio, o cantor sentou, e decidiu não procurar seu assento. "Quando me sentei, uma pessoa da equipe da gol veio me perguntar se ali era meu lugar. O lugar estava vazio. Mas aí disseram que era um assento conforto e que era mais caro", disse o cantor

"Não há 'classe' naquela aeronave, não é permitida a cobrança onde não há diferença nos serviços. Reclamei e disse que não sairia, mas as pessoas, com razão, começaram a se incomodar, já que o voo não decolava por causa a discussão. Aí a Polícia Federal me expulsou, numa situação irregular, já que uma pessoa só pode ser expulsa de um voo se estiver fora de controle, o que não era o caso".

Toda a discussão foi filmada por passageiros da Gol, que divulgaram as imagens no Facebook e no Youtube.


Horas mais tarde, já em Maringá, o cantor fez um vídeo falando sobre o episódio. Ele disse que a companhia aérea não poderia cobrar a mais pelo assento, já que não havia diferenciação de serviços. 

O cantor citou o artigo 39, inciso 10, do Código de Defesa do Consumidor, para defender seu posicionamento - a lei determina que é vedado ao fornecedor "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços".

Segundo Santa Cruz, a única vantagem oferecida na poltrona Conforto é "poder esticar a perna". Em uma nota, a companhia aérea Gol explicou que "as sete primeiras fileiras das aeronaves da GOL são​ diferenciadas em relação aos demais assentos, pois oferecem espaço ainda maior entre as poltronas e reclinação do assento". 

A Gol continuou: "esses assentos estão identificados no mapa da aeronave com cores diferenciadas e podem ser adquiridos por um preço adicional nos canais de venda da companhia ou no momento do check-in".

"A companhia reforça que não faz distinção entre passageiros e ​pratica as mesmas normas ​​para todos os clientes. A GOL lamenta o desconforto, alheio a sua vontade, causado aos ​demais clientes​", concluiu.