O Estado passa a publicar diariamente, a partir desta quarta-feira (06), as intenções declaradas de voto dos deputados federais no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A expectativa entre os parlamentares é de que a votação ocorra em meados de abril, quando o rito de tramitação terá sido cumprido.

O jornal contatou todos os 513 membros da Casa pessoalmente, por telefone ou e-mail dos gabinetes. Hoje publica a posição dos que responderam. Até as 20h30 de ontem, foram registrados 234 votos a favor, 110 contra, 56 indecisos e 10 não quiseram responder.

Outros 103 deputados ainda não se manifestaram. O placar está aberto: o parlamentar pode mudar seu voto ou torná-lo público enviando um e-mail para a redação.

O Estado publicou reportagem mostrando que 261 deputados apoiavam o impeachment e 117 eram contrários, mas não havia a obrigatoriedade de o parlamentar declarar o voto abertamente.

A partir de hoje, o voto tem de ser aberto. Para o impeachment ser aprovado na Câmara, são necessários 342 votos a favor. Já o governo precisa de 171 apoios, entre votos, abstenções e faltas, para arquivar o processo.

CONFIRA O PLACAR DO IMPEACHMENT
(Veja maior, clicando: PLACAR IMPEACHMENT)