A ciclovia Tim Maia, que desabou na manhã desta quinta-feira, foi entregue à população em janeiro dese ano. Com 3,9 quilômetros de extensão, a via foi construída sobre o costão rochoso da Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na beirada do mar. As obras começaram em junho de 2014, e foram investidos R$ 44,7 milhões no projeto.
Segundo a Prefeitura do Rio divulgou na ocasião essa ciclovia é “um projeto audacioso, idealizado pela Fundação Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, que tem tudo para se tornar o novo cartão-postal da cidade”. Cerca de 300 pessoas atuaram na obra, que é a primeira fase do Complexo Cicloviário Tim Maia que, futuramente, ligará, por ciclovias, as praias do Rio de Janeiro do Leme ao Pontal.

Ainda segundo a prefeitura informou, foram utilizados 5.300 metros cúbicos de concreto, 3.220 metros cúbicos de corte de rocha, além de 6.750 metros de guarda-corpo. A obra contou com 150 blocos fincados no costão e 152 tabuleiros de concreto ancorados, visando o melhor aproveitamento técnico das condições existentes.

O guarda-corpo da ciclovia contém peças de madeira plástica, oriundos de reciclagem e que, segundo a prefeitura, dispensam manutenção.