Prepare-se, essa reportagem vai mudar sua opinião, fazendo com que sinta um leve desconforto em você mesmo. Mas não precisa se desesperar, mudando alguns hábitos vai ficar tudo certo.

1► GARRAFA DESCARTÁVEL


“des·car·tá·vel. 1. Que se pode descartar. 2. Que é feito para uma ou poucas utilizações (ex.: fralda descartável, lente de contato descartável).”

Bom, agora que você já sabe o significado da palavra, falta colocar em prática com as suas garrafinhas plásticas. Não, você não precisa jogar fora e utilizar apenas uma vez, basta lavá-la frequentemente.

▬ POR QUE É NOJENTO?
Segundo uma pesquisa publicada pela revista americana de medicina Pratical Gastroenterology, especialistas observaram o desgaste cotidiano provocado pela reutilização e lavagens repetidas, descobriram que isso pode levar a deterioração física do plástico, com o surgimento de rachaduras, além do afinamento visível, que podem se tornar abrigos para bactérias.

▬ COMO ME LIVRO DA NOJEIRA?
A solução seria lavar frequentemente com sabão neutro e água morna, enxaguar bem, e verificar se não tem nenhuma deterioração na garrafa. Se você utiliza garrafas – não apenas as descartáveis – no trabalho ou no seu dia-a-dia, lave-a imediatamente, segundo Cathy Ryan, professora de geociências na Universidade de Calgary, as bactérias crescem quando as condições corretas existem, como umidade e temperatura adequada.

2► ESPONJA DE BANHO


É essencial tomar aquele belo banho com bucha. Só que não! Essa sensação de esfregar o seu corpo, retirando toda a sujeira e pele morta pode ser um tanto quanto perigosa para o seu bem estar.

▬ POR QUE É NOJENTO?
Um estudo  publicado na revista médica americana Clinical Microbiology, mostrou que a bucha vegetal pode abrigar e transmitir a bactéria Pseudomonas Aeruginosa. Para Esther Angert, professora associada no departamento de microbiologia da Universidade de Cornell, as buchas são higiênicas, o modo como conservamos é que afeta a sua longetividade. “O ambiente do chuveiro é úmido e com pouca circulação de ar, perfeito para bactérias”, diz Esther.

▬ COMO ME LIVRO DA NOJEIRA?
Por isso, após o uso, lave bem e seque a sua esponja fora do banheiro, caso contrário, quando você utilizá-la novamente estará espalhando a sujeira que tirou ontem.
Para higienizar a sua bucha, seque ela eventualmente no microondas por 20 segundos enquanto estiver úmida. Procure também mergulhar ela e uma solução com 5% de água sanitária. Além disso, troque a sua bucha com frequência.
A professora Esther ainda adverte que o ideal é abrir mão da bucha, pois para uma boa higienização, basta usar sabonete e as próprias mãos. Ok então!

3► TRAVESSEIRO


Ter um travesseiro favorito é normal, afinal, nos acostumamos com as noites de sono que ele proporciona, criando uma intimidade com o objeto. Mas saiba que ele deveria ser trocado com frequência.

▬ POR QUE É NOJENTO?
A quantidade de micro bichos e fragmentos que se acumulam no travesseiro é enorme. Sujeira, óleo e pele morta vão se alojando lá dentro, além dos famosos ácaros, que em acúmulo causam problemas de saúde e acnes. Acne é a temida espinha, ok?

▬ COMO ME LIVRO DA NOJEIRA?
Troque o seu travesseiro frequentemente – de seis meses a dois anos – e lave sempre as suas roupas de cama, assim, apesar de não resolver o problema, ameniza o alojamento de ácaros e sujeira, segundo Robert Oexman, diretor do Sleep to Live Institute.

4► COTONETE


Passar um cotonete no ouvido é uma delícia, é como se acariciar por dentro. Mas o lance é que não é bom você colocar nada no seu ouvido.

▬ POR QUE É NOJENTO?
“E eu vou ficar com cera no ouvido?” Vai sim. A cera é produzida para que o canal auditivo se mantenha limpo, afastando a poeira e a sujeira dos nossos tímpanos. Quando a cera envelhece, é jogada para fora com o movimento do nosso maxilar, mas ao usar cotonete, joga tudo para dentro, ficando presa em lugares que não se limpam sozinhos.
Isso pode produzir fungos, bactérias e vírus, principais causas de infecções e dores absurdas, diz Douglas Backous, presidente do comitê de audição da Academia americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

▬ COMO ME LIVRO DA NOJEIRA?
Se você não consegue deixar o seu ouvido em paz, Backous recomenda um pouco de irrigação caseira. Faça uma mistura com partes iguais de vinagre, álcool etilico e água na temperatura do corpo. Pingue apenas algumas gotas em cada lado. E quanto ao cotonete, passe sempre por fora do canal, nunca dentro.